O Dia do Médico é comemorado no Brasil em 18 de outubro. No entanto, este dia nem sempre coincide com o calendário pessoal dos pacientes, que guardam na memória datas em que um médico fez a diferença na sua vida: seja na realização de uma cirurgia, no nascimento de um filho ou no consolo nos momentos de perda ou de escolhas difíceis.
Para lembrar a importância desse profissional na vida de todos, o CFM lança a campanha “18 de outubro. Dia do Médico – um dia para celebrar todos os outros”. A iniciativa traz o depoimento de três pessoas que relatam momentos importantes de suas vidas em que os médicos foram essenciais.
Na percepção de Camilla, o dia 27 de abril será sempre o dia do médico, pois foi a data em que foi realizada a cirurgia que separou as suas duas crianças, gêmeas siamesas unidas pela cabeça.
Já para o músico Hugo, a data é 5 de julho, quando ele teve alta do hospital após ser entubado devido à covid-19. Por sua vez, Brenda lembra o carinho do médico que acolheu a família nos meses em que a mãe lutava contra um câncer. Para ela, a data que ficou na memória é 20 de junho.