SesauAcordo firmado em audiência realizada esta semana, na Justiça Federal, com defensorias e MPS levou à extinção de ação civil pública contra o estado.

Acordo entre os ministérios público Federal e do Estado, Defensorias da União e do Estado e o governo do Tocantins extinguiu a ação civil pública que buscava garantir o abastecimento regular de medicamentos, de insumos e de materiais às unidades hospitalares públicas do Estado. Dentre outros itens, ficou acordado que o Estado se compromete a manter os estoques das farmácias dos hospitais geridos pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).

A audiência de conciliação foi realizada, na última terça-feira (19), na sede da Justiça Federal, em Palmas, e foi presidida pela juíza federal Denise Dias Dutra Drumond, titular da 1ª Vara Federal.A secretária estadual de Saúde, Vanda Paiva, diretores dos hospitais de Palmas, Araguaína e Gurupi e o presidente do Conselho Regional de Medicina Tomé Rabelo,  participaram da audiência.Rabelo que também foi ouvido, falou que as queixas recorrentes dos médicos são: a falta de condições de trabalho, de medicamentos e insumos. “Queremos dar dignidade ao nosso paciente e para atender fazemos malabarismo”, finalizou o presidente do CRM-TO.

Durante a audiência conciliatória, vários questionamentos foram feitos sobre a condição atual do abastecimento de medicamentos e materiais. Os diretores dos hospitais informaram que as faltas são apenas pontuais. (Com informações do Jornal do Tocantins).