Os serviços público e privado de saúde no Brasil são péssimos, ruins ou regulares para 93% dos brasileiros, segundo pesquisa encomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) ao Datafolha, divulgada ontem. Quanto ao Sistema Único de Saúde (SUS), 87% estão insatisfeitos.

“A situação é extremamente grave. Trata-se de um censo que confirma o que os médicos já denunciam há muito tempo: a saúde não é prioridade de governo”, disse o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Ávila. Ele apontou que a própria presidente Dilma Rousseff reconheceu o problema em sua entrevista ao “Jornal Nacional”.

Na rede pública, o tempo aguardado para ser atendido ou agendar uma consulta, exame, internação, cirurgia ou outro procedimento é um dos problemas. Pelo menos 30% dos entrevistados declararam estar aguardando ou ter alguém de sua família esperando a marcação ou realização de algum procedimento pelo SUS atualmente. Dentro desse grupo, 29% aguardam na fila há mais de seis meses, metade dos quais há mais de um ano. Nos últimos dois anos, segundo a pesquisa, 92% dos brasileiros buscaram acesso a algum serviço do SUS, e 89% usaram o programa no período. Sobre a qualidade dos serviços, 70% dos que buscaram o SUS disseram estar insatisfeitos. A percepção mais negativa está relacionada ao atendimento nas urgências e nos prontos-socorros.

A saúde é apontada na pesquisa como a área de maior importância para 87% dos brasileiros, seguida de educação, segurança e combate à corrupção. O levantamento teve o objetivo de conhecer a percepção da população brasileira sobre a saúde no país. Foram entrevistadas 2.418 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Em resposta o Ministério da Saúde disse, em nota oficial, que a pesquisa reitera desafios importantes para o sistema de saúde, mas também aponta avanços, como acesso superior a 84% na maioria dos serviços avaliados. Afirma, também, que dos que usaram o SUS, 74% avaliaram a qualidade do atendimento com notas superior a 5, sendo que um terço dos entrevistados deram notas entre 8 e 10.