Falta de alimentação e rouparia no Hospital Dona Regina e a presença de bactéria na UTI do HGP, além da falta da dieta enteral e paraenteral engrossam a lista de problemas e reafirma o descaso

Não é de hoje que a fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO) vem por meio de relatórios de vistorias informando o Governo do Estado, a gestão da saúde, Ministério Público Estadual, Defensoria e demais órgãos competentes sobre a situação precária da saúde no Hospital Geral de Palmas ((HGP), Hospital Dona Regina e demais hospitais do Estado.

Os médicos sofrem com o descaso, pois atender pacientes com dignidade e dentro de protocolos recomendados é um desafio diário. Como tratar um doente com escassez de medicamentos, materiais básicos, insumos, alimentação recomendada, entre outros? Essa é uma pergunta que não se tem resposta a anos.

Assim como a imprensa, o CRM-TO vem divulgando os descasos.  O Jornal do Tocantins deu visibilidade a problemas como falta de alimentação e rouparia no Hospital Dona Regina e por último noticiou a presença de bactéria na UTI do HGP além da falta da dieta enteral e paraenteral. É inconcebível faltar sabão para lavar as mãos, primeira orientação de higiene para manter a saúde de qualquer pessoa ou local, faltar alimento então é desumano.

O CRM-TO repudia a falta de atitude e compromisso da gestão da saúde com a população, médicos e demais profissionais de saúde. O Conselho entende que estes que estão na linha de frente do atendimento já não sabem o que fazer. Com tudo isso cabe a nós lembrar e reforçar que o médico é tão vitima da escassez e do desrespeito quanto o paciente.

O CRM-TO e o médico desejam tão somente, condições éticas e dignas de trabalho para atender seu paciente e assim contribuir com a melhoria do quadro da saúde no Tocantins.

Conselho Regional de Medicina do Tocantins

CRM-TO