Nota de Repúdio

O Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO) por meio desta nota, repudia a atitude do Governo do Estado, que por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), praticou descontos indiscriminados nos salários de médicos que atuam nos serviços públicos do Tocantins. A instituição entende como uma decisão unilateral, que só desvaloriza a saúde e agride o médico no seu direito e na sua estima profissional.

O Governo do Estado está respaldado na portaria 247/2018, publicada a revelia, sem ouvir e negociar com os profissionais. A portaria desrespeita a conversão de plantões, ou seja, profissionais que trabalham mais de quatro horas ininterruptas tem direito ao descanso remunerado e isto é fundamentado pela Constituição Federal.

A medida do Governo Estadual demostra a desvalorização ao serviço médico, e levam as instituições classistas a entenderem que parcerias e que o entendimento sadio não é uma prática que venha a ser adotada nessa gestão.

Vale lembrar que o Conselho tem a missão de atuar com excelência, em benefício da sociedade, e na supervisão da ética profissional médica, por meio de ações, educacionais, fiscalizadoras, políticas, entre outras, e diante dessa ação se vê esmorecida pela falta de entendimento, e soluções que sejam confortáveis e inteligentes para ambos. O CRM-TO acredita ainda que é desejo comum e objetivo final ver a sociedade melhor e bem assistida.

A entidade acredita que os médicos não devem perder a esperança de dias melhores, de uma gestão que valorize a saúde, que respeite o ser humano no seu direito constitucional, que reconheça a atuação diuturna e incansável de médicos que trabalham para salvar vidas e em situações cada vez mais precárias.

Conselho Regional de Medicina do Tocantins
Corpo de Conselheiros do CRM-TO