Nota de Repúdio

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins – CRM/TO, representando os profissionais médicos lotados no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, vem a público expressar veemente repúdio aos atos de truculência praticados por dois agentes da Polícia Civil da cidade de Paraíso do Tocantins, no último dia 14 do corrente, quando compareceram ao setor de Urgência e Emergência daquela unidade hospitalar. Conduziam preso para a realização de exame pericial (lesão corporal); ato sabidamente diverso da natureza dos serviços ali prestados, por contrariarem os ditames da Resolução CRM-TO N° 102/2018, que veda o médico plantonista, de realizar tais procedimentos durante o período de trabalho, previsto para pacientes em estado de intenso sofrimento ou mesmo risco de morte, especialmente em local onde existe Unidade do IML.

Diante da negativa dos médicos que ali laboravam, os agentes passaram a proferir ameaças, e, sob supostas ordens do Delegado local, Sr. Lucas Kenesz de Oliveira, os policiais, armados e portando algemas de forma ostensiva, ameaçaram e constrangeram, os médicos Dr. JORGE IVAN ALVES BEZERRA e Dr. CÓNDOR AMAURI CONDORCET TOCANTINS.

O episódio merece o mais contundente repúdio e reprovação social, pois protagonizado por agentes estatais, fere de morte a observância aos princípios da administração pública. As condutas ali praticadas pelos agentes de polícia civil, notadamente a invasão à enfermaria de Covid 19, colocaram em iminente risco a saúde pública e afiguram-se, sobretudo, como um ataque covarde à dignidade e à autonomia do profissional médico.

Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins

Palmas-TO, 18 de setembro de 2020.