É com profundo pesar que o CRM-TO – Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins recebe a notícia do falecimento do médico e ex-conselheiro, Dr. Hélio Hermenegildo Marques Maués (CRM-TO 0792), ocorrido nesta segunda-feira (04/10/2021), em Brasília-DF.

Dr. Hélio Maués foi pioneiro no Tocantins, chegando ao Estado em 1995 e contribuiu na construção do Estado, da capital e das principais estruturas hospitalares do Tocantins, tanto na assistência médica como ocupando cargos de coordenação e direção de unidades. Além disso, foi Presidente da Sociedade Tocantinense de Pediatria, Conselheiro e Vice-Presidente do CRM-TO e Vice-Presidente do Sindicato dos Médicos no Tocantins.

Com atuação pautada pela ética e zelando sempre pela boa prática médica nos ambientes em que atuava, foi diretamente responsável pela aprovação da Lei 1.233/2003, que institui a obrigatoriedade de presença de profissional de saúde habilitado em reanimação neonatal em salas de parto de maternidades públicas e privadas de Palmas-TO, fato que contribuiu para a redução da mortalidade de recém-nascidos na capital.

A Diretoria e o Corpo de Conselheiros do CRM-TO prestam condolências aos familiares e amigos, e se solidarizam com todos neste momento de dor.

Palmas-TO, 05 de Outubro de 2021.

Corpo de Conselheiros e Diretoria do CRM-TO