Por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT), localizado no município de Araguaína (TO) vai receber R$ 909,6 mil do Ministério da Saúde. O recurso foi encaminhado para qualificar a assistência e aumentar o acesso da população aos serviços oferecidos na unidade.

Os valores do Rehuf são pagos às instituições universitárias que cumpriram as metas de qualidade relacionadas a porte e perfil de atendimento, capacidade de gestão, desenvolvimento de pesquisa e ensino e integração à rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Acredito que o recurso virá em momento oportuno em que o HDT/UFT está se estruturando como um hospital de ensino e pesquisa, além de manter o perfil de referência em doenças infectocontagiosas”, enfatizou o superintendente do hospital universitário da UFT, José Pereira Guimarães Neto.

Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde está investindo 75 milhões de reais em 49 hospitais universitários de 22 estados e do Distrito Federal. Com isso, as universidades mantenedoras desses estabelecimentos ganham maior capacidade orçamentária para estimular a oferta de ensino, pesquisa e atendimento de qualidade, melhorando a assistência à população. É o que defende o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Nós estamos fazendo um investimento grande em todos os hospitais do país para que eles estejam estruturados para atender a população e para fazer ensino, qualificar os médicos que depois servirão à sociedade. Então, os hospitais universitários tem uma função importante e nós, através do Rehuf, temos liberado recursos permanentemente, do Ministério da Saúde, para apoiar a missão desses hospitais”, disse.

Para saber quais foram os hospitais beneficiados, acesse o site do Ministério da Saúde. A portaria Nº 2.406 trata dos recursos financeiros destinados aos Hospitais Universitários Federais e está disponível no Diário Oficial da União de 11/11/16. (Por Daianni Parreira e com informações Luiz Philipe Leite – Web rádio saúde)