A ordem de serviço para as obras já está assinada. O HGG terá 200 leitos de internação e 40 leitos de UTI, sendo dez leitos de UTI Pediátrico e 30 leitos adultos, centro cirúrgico com sete salas, pronto socorro ampliado e ambulatório com “hospital dia” para realização de pequenos procedimentos que necessitam de curtos períodos de internação.  O investimento total está na ordem de R$ 71 milhões.

As obras serão dividas em três etapas. Depois de concluído, o hospital contará com estrutura semelhante ao Hospital Geral de Palmas (HGP), o maior do Tocantins.

Já o AME terá investimento de R$ 9,5 milhões e atenderá os moradores de Gurupi e cidades vizinhas. Atualmente o complexo de saúde estadual no município possui um Centro de Hemodiálise, Centro de Hemoterapia, Clínica de Mamografia.