O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o CRM-TO já receberam denúncias de fraude em municípios do interior do país. De acordo com informações, um homem tem usado o nome de representantes de entidades médicas para aplicar golpe por telefone.

Nas ligações denunciadas, o golpista informa que, de passagem pela região, enfrentou problemas de viagem perdendo o contato com a família. No fim, pede ajuda financeira para resolver as supostas dificuldades e voltar para casa.

Diante do risco, o CFM e o CRM-TO desautoriza qualquer pedido de ajuda (logística ou financeira) feita em nome da entidade ou de seu presidente, diretores e conselheiros. Os médicos também devem ter cautela com ligações do mesmo tipo, com pedidos atribuídos a outras entidades médicas. Quem for vítima dessas abordagens deve denunciar imediatamente o caso à Polícia para tomada de providências.

Pedimos a divulgação desse alerta entre os colegas médicos, estabelecimentos de saúde e entidades médicas de todo país.