A OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) apresentou no dia, 11 deste mês a Comissão Especial de Direito Médico para entidades e profissionais ligados à área da saúde. A comissão, criada recentemente, foi um pedido dos advogados e advogadas que atuam na área de direito médico e também da classe médica.

A ideia é que haja um maior diálogo entre médicos, advogados, juízes, promotores e a população para que a judicialização não afaste pacientes e médicos, prejudicando um atendimento mais eficaz e humanizado.

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO), Jussara de Souza Martins Oliveira, que prestigiou o evento viu com bons olhos a iniciativa. “Vi com muita simpatia e expectativa a criação desta comissão, porque o profissional da saúde hoje tem sido penalizado pela má gestão, pelas dificuldades e pelo alto custo que a medicina passou a ter. A OAB vai ajudar muito o CRM, nossa assessoria jurídica e também na educação e orientação do próprio médico em relação ao seu direito”, ressaltou a presidente do CRM-TO, Jussara de Souza Martins Oliveira.

O médico ortopedista Elton Stecca Santana presente na ocasião, afirmou que, “a constante judicialização da medicina acaba afastando o médico do paciente. Querendo ou não, o médico entende que tem situações que ele tem que se proteger, porque mesmo sendo amigo do paciente, se algo não sair da forma que a família esperava, acaba chegando alguém aconselhando a um processo. A comissão será interessante para orientar também a sociedade”.

“Nós queremos promover um debate técnico e qualificado da discussão deste momento de judicialização da atividade médica no Estado e no Brasil. Esta comissão vai ser de grande valia, porque o Tocantins já mostrou ter a vocação de ser um grande centro de referência médica nas Regiões Norte e Nordeste”, disse Walter Ohofugi, presidente da OAB-TO ao apresentar a nova comissão. (Com informações da Assessoria da OAB-TO)