Várias instituições vão receber iluminação especial durante Outubro Rosa

A Campanha de combate ao câncer começou esta semana na capital, durante todo o mês estão previstas ações de prevenção e conscientização.  A campanha Outubro Rosa é um movimento mundial realizado para alertar a população quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.

O Conselho Regional de Medicina é uma das instituições que apoia a campanha e a disseminação de informações sobre a prevenção do câncer. A partir desta sexta-feira 04, a frente do Conselho será iluminada com luz rosa simbolizando o apoio.

Segundo a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama, Elaize Arruda, o mês será marcado por palestras, discussão em fóruns e pela disseminação da cor rosa na capital.  “As luzes de vários órgãos e empresas privadas da capital terão efeitos de cor rosa durante o mês. Além disso, serão distribuídos materiais informativos para sensibilizar a comunidade quanto à prevenção do câncer”, ressaltou Elaize.

Nos dias 16 e 17 será realizado um fórum de discussões no Tribunal de Justiça e no Fórum de Palmas sobre o tema com a presença de médicos com o intuito de debater e esclarecer dúvidas da comunidade. Durante o mês as carretas, Saúde Cidadã e Saúde da Mulher,  vãoi estar em Paraíso do Tocantins e em Gurupi realizando exames de mamografia, ultrassonografia e exame preventivo do colo de útero.

Câncer de mama

De acordo com Elaize, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e também no Tocantins. A organização atende em média 500 mulheres por mês. Elaize disse ainda que a organização já atendeu dois homens neste ano que podem estar com câncer de mama.

Liga

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama existe há 12 anos em Palmas e conta com cerca de 150 voluntárias que trabalham no segmento de visitação hospitalar, apoio psicológico e exames preventivos. (Com informações G1 Tocantins)