O Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO) preocupado com a situação do Hospital Referência de Gurupi, encaminhou essa semana ofício a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) solicitando atitude rápida e eficaz a fim de evitar mais prejuízos aos pacientes da região sul e sudeste.

Segundo a entidade a falta de médicos de especialidades básicas exigidas para o funcionamento regular do estabelecimento, somada a inexistência de diretor técnico e clínico no hospital está acarretando seríssimos problemas, o fechamento da escala plantões está totalmente comprometido, deixando a população de fato desassistida.

O médico que cumpre sua escala de plantão de 24 horas vem enfrentando um dilema ético com o constante furo na escala, ou seja, ao final do trabalho não sabe se terá médico substituto para dar continuidade aos atendimentos. O Conselho avalia que a ausência de atitude da gestão estadual é inaceitável, pois o problema além de grave é desrespeitoso e desumano para com os pacientes e profissionais de saúde.

HRG

O Hospital Regional de Gurupi é unidade de Porte III, sendo referência para 18 municípios: Aliança do Tocantins, Araguaçu, Alvorada, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Palmeiropólis, Paranã, Peixe, Sandolândia, São Valério, São Salvador, Sucupira,Talismã.

Gurupi conta com uma população de 85.523 habitantes. O estabelecimento de saúde atende média e alta complexidade, além de atender internação, urgência e emergência, ambulatório e Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT) com fluxo de usuários tanto regulado como sob demanda espontânea. O hospital possui 129 leitos SUS, dois centros cirúrgicos, divididos em centro cirúrgico geral, com quatro salas, e centro cirúrgico obstétrico, com três salas.

Diariamente cerca de 50 funcionários buscam dentro da escassez e falta de estrutura atender aproximadamente 379 mil habitantes de toda a região composta por Ilha do Bananal, Sudeste e Cantão.