O Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO) realizará Fórum nos dias 31/05 e 01/06, na sede do Conselho em Palmas, para discutir temas relevantes como: História da Medicina no Tocantins, Gerência Ética dos Leitos de UTI e Publicidade Médica”.  O evento reunirá profissionais da medicina de todo o estado, autoridades, estudantes e será aberto ao público. As inscrições para participar das mesas de debates do Fórum dos 30 anos podem ser feitas no site do CRM-TO. clique aqui

Na noite de abertura do Fórum serão homenageados cinco médicos com diploma de médito em categorias distintas: público, humanitário, pioneirismo, científico e cultural.

Papel

O Conselho Regional de Medicina, CRM-TO, é um órgão que possui atribuições constitucionais de fiscalização e normatização da prática médica. Foi criado em maio de 1989, sua competência inicial reduzia-se ao registro profissional do médico e à aplicação de sanções do Código de Ética Médica. Com o objetivo de acompanhar as transformações sociais, nos últimos anos o foco da instituição ampliou sua atuação, extrapolando a aplicação do Código de Ética Médica e a normatização da prática profissional. Atualmente, CRM-TO exerce um papel político importante para a sociedade, atuando na defesa da saúde da população, além dos interesses da classe médica.

História

CRM-TO foi o primeiro Conselho Profissional do Estado, iniciou suas atividades na então capital provisória Miracema do Tocantins em uma pequena sala cedida pelo odontólogo Dianaru Barros.

O Tocantins, na época recém criado, contava com uma média de 160 médicos atuando, e foram esses profissionais que deram início ao primeiro livro de registro do Conselho.

A abertura do livro e as primeiras inscrições datam de 22 de maio de 1989, marco dos primeiros registros médicos no Tocantins. Compuseram a primeira diretoria da entidade, instituída provisoriamente, os médicos: Frederico Henrique de Melo (presidente), Pedro Figueiredo (1º secretário) e Francisco Francimar Gonçalves (Tesoureiro).

A primeira sede própria do CRM-TO foi instalada em Palmas no dia 17 de junho de 1992, construída com recursos do Conselho Federal de Medicina, na gestão do então presidente, Joel Carneiro.

A forte demanda do Estado, associada às transformações destes anos, fez com que a população médica saltasse de 160 para 5.264 médicos inscritos destes 2.957 estão ativos.

programacao 30 anos