Mesmo com a inauguração da nova ala de internação do Hospital Geral de Palmas (HGP), que acomodou pacientes da famosa tenda improvisada desde 2013, O Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO) lembra que os corredores, local inadequado, também interditado pelo Conselho, ainda continua sendo utilizado por pacientes.

O Conselho lembra todos, gestores, médicos, população, que os corredores ainda permanecem interditados eticamente pelo CRM-TO.

A entidade recomenda aos médicos que trabalham no HGP e mantiverem pacientes no corredor deverão justificar no prontuário o motivo da permanência do doente neste local considerado insalubre.

Diretores do Conselho entenderam que parte da demanda de melhoria apontada pelo relatório de interdição ética foi atendida pela gestão após oito meses.

Retrospectiva

Em julho de 2016 o CRM-TO expediu Indicativo de Interdição Ética do Anexo (tenda) e Corredores do Hospital Geral de Palmas, em setembro de 2016, após ouvir médicos que atuam no Hospital e sem resposta a nenhuma melhoria realizada, o Conselho expediu “Auto de Interdição Ética”, que foi entregue a diretoria do HGP e anexado na porta da famosa tenda e nos corredores do Hospital.

Inauguração

Os Diretores do Conselho que estiveram na ocasião da entrega viram a tenda finalmente vazia. Mas segundo os diretores “os gargalos ainda existem e precisam ser sanados para um atendimento médico ético e de qualidade a população tocantinense” ressaltaram os diretores.

Os pacientes foram acomodados em 48 novos quartos com 96 leitos. O secretário de Estado de Saúde, Marcos Musafir, destacou que as obras continuam e com previsão de que novas alas sejam inauguradas ainda esse ano. O 2º andar do Hospital Geral de Palmas, entregue corresponde a 2.900 m².

Obras

A conclusão de toda a obra de reforma e ampliação do Hospital Geral de Palmas está prevista para dezembro de 2018. O investimento é de R$ 84,6 milhões, e possibilitará a entrega de mais 200 novos leitos, além do novo Centro Cirúrgico, que contará com duas salas cirúrgicas de grande porte, quatro de médio porte e quatro de pequeno porte, totalizando 10 salas; e o espaço do pronto socorro.