No último domingo (2 de outubro), o Brasil elegeu 35 médicos para a Câmara dos Deputados, que se renova a cada quatro anos. Já para o Senado Federal, os brasileiros elegeram novos dois senadores com diplomas de medicina para o mandato de oito anos. O grupo toma posse em fevereiro de 2023.

“Com o apoio dos parlamentares médicos, o CFM espera reforçar a luta em defesa da saúde e da medicina. Os colegas serão importantes parceiros do movimento médico, sempre em prol de melhorias no Sistema Único de Saúde e da atuação da classe”, pontua o presidente do CFM, José Hiran Gallo.

Do total de 37 da bancada médica no Congresso Nacional, 22 foram reeleitos para a vaga. Do grupo, 35 parlamentares são do sexo masculino, enquanto apenas 2 médicas venceram o pleito.

O Nordeste é a região com a maior representação da medicina na Casa, com 11 deputados e 1 senador. Seguindo do Sudeste que elegeu 10 deputados; o Norte com 6 deputados e 1 senador; e o Centro-Oeste e o Sul com 4 representantes cada.

No Senado Federal, com a eleição do oftalmologista Hiran Gonçalves (RR), a bancada da medicina passe de sete para oito representantes médicos.

Confira como será a presença do médico na Câmara dos Deputados e no Senado Federal a partir de fevereiro de 2023.

Senado Federal

Hiran Gonçalves (RR) – eleito