Envelhecer é inevitável, este processo inicia no momento do nascimento e sofre inúmeras influências, das quais muitas podemos modificar para termos um envelhecer melhor.
Sua idade cronológica, sua data de nascimento, está registrada em cartório – não pode ser modificada, já sua idade biológica tem a ver com o estado de funcionalidade/conservação de seu organismo, sofre influência dos cuidados que você tem com sua saúde desde seu nascimento.
A genética define seu corpo (organismo) até os 20 – 22 anos de idade, antes considerada pouco provável de ser modificada, hoje está bem claro que seu estilo de vida a influenciam. O chamado envelhecimento natural provoca muitas mudanças, perdas funcionais que são próprias do desgaste celular, influenciadas diretamente por seus hábitos de vida, de quanto e como é seu sono, da prática ou não de exercícios físicos regulares, de como você administra seu equilíbrio emocional, do que você come/bebe, do seu trabalho, do seu lazer e do seu nível de estresse.
Quem é mais jovem? Uma pessoa de 45 anos ou uma de 70 anos?
A resposta correta é: depende da idade biológica, é possível uma pessoa de 70 anos ter uma idade biológica de 45 – 50 anos e vice-versa, vários fatores levam ao envelhecimento patológico pela formação excessiva de radicais livres e AGEs que agridem as células, fazendo-as perderem sua capacidade vital e funcionalidade. Influenciar estes fatores conforme você decida viver e dependendo do auxílio que obtiveres de ações preventivas a sua saúde é decidir como você quer estar na velhice.
Investir na idade biológica é poder acrescentar anos de saúde à sua vida, limitar o stress crônico, muito comum no cotidiano, este leva a ativação exagerada da produção de cortisol, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal o que predispõe ao ganho de peso e acelera o processo de envelhecimento.
Daí a importância de uma avaliação médica diferenciada complementada por avaliação laboratorial, utilizando-se dos indicadores de risco, buscando identificar desarranjos ou disfuncionalidades orgânicas que estejam afetando a qualidade de sua saúde.
Através da reeducação de hábitos de vida, da introdução de nutrição funcional associada à modulação hormonal fisiológica bioidêntica, há a possibilidade de recuperar as condições ideais de funcionalidade e restauro orgânico, conquistando o equilíbrio de saúde que você deseja para suas necessidades atuais e futuras.
Envelhecimento saudável e qualidade de vida estão ao seu alcance !