Conhecidos por termos uma leitura dinâmica, nós médicos sempre tivemos como hábito a leitura dos principais livros, jornais e periódicos da literatura médica científica. Atualmente, as principais informações nos chegam rapidamente através dos nossos dispositivos eletrônicos, muitas das vezes em tempo real . Talvez , em uma dinâmica de número de informações por minuto maior do que a leitura impressa de livros tradicionais possam nos trazer . A Medicina tem acompanhado a Sociedade da Informação no processo de captar, processar e comunicar as informações necessárias aos médicos que devem possuir qualificações superiores para o exercício do seu trabalho.

Velhos hábitos e rotinas estão mudando de forma muito rápida, e em algumas situações sendo substituídos por novos conceitos definitivamente. Profissionais que estão se adaptando à nova era aumentaram seus lucros através do aumento da publicidade, do número de assinaturas e de vendas de seus produtos e serviços por plataformas digitais e mídias sociais.

E você, colega médico, onde você procura suas informações e atualizações diárias? E serviços e produtos para o seu dia-a-dia ? Não seria quase na totalidade através da internet? Pois então , com seus clientes é exatamente a mesma coisa ! Seus pacientes buscam todas as informações a seu respeito, do diagnóstico descoberto, das opções de tratamentos e até segunda opinião médica pela internet. Mesmo aqueles que nos foram referenciados por outros pacientes ( que na minha opinião é o fator mais decisivo na tomada de decisão do paciente diante da conduta oferecida pelo médico ) também fazem o levantamento “digital” do profissional , doenças e modalidades terapêuticas. A inteligência artificial ChatGPT, criada para responder às perguntas dos usuários em forma de conversa, gerou tanta procura que médicos e cientistas estão tentando determinar quais são suas limitações – e o que ela pode fazer pela saúde e medicina.

Colegas, o mundo digital com suas diversas plataformas e aplicativos não representa o fim da Medicina tradicional , mas uma crescente mudança de hábitos. O médico ético, tradicional, conhecido por seu bom trabalho e referenciado pela sociedade também precisa ocupar esse espaço, antes que ele seja ocupado definitivamente por profissionais especializados em mídias digitais mas sem comprometimento com os Valores da Medicina e seu código de condutas.

Dr. ADELMO AIRES NEGRE . CRM-TO 2678
Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Tocantins
Diretor Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional-TO
Coordenador do Curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins – UFT.