NOTA DE DESAGRAVO PÚBLICO

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins, segundo decisão aprovada por unanimidade pelo seu Conselho Pleno, nos autos do Processo de Desagravo Público nº 001/2020, de 03 de junho de 2020, depois de procedidos os prazos legais,  vem a público desagravar os Médicos e a Medicina do Estado do Tocantins, ofendidos no seu exercício  pelo Senhor Henrique Prata – Presidente da Fundação Pio XII – Hospital do Amor,  fazendo publicar esta Nota de  Desagravo  na imprensa local, no portal desta Autarquia na web e no Diário Oficial do Estado.

Gize-se que o fato ocorreu em 29 de maio de 2020, quando o ofensor utilizou-se da rede social “Canal 63 Tocantins em 1º Lugar” para, em matéria jornalística, de forma incisiva e deselegante afirmar que: “A Medicina que vi no estado é de menos que meia boca, o que tem aí é de quinta categoria”, com ampla e rápida divulgação,  atingindo direta e pessoalmente a imagem, a honra e a dignidade dos Médicos e a Medicina deste Estado”.

O direito de exercer a Medicina e o respeito às atividades inerentes à profissão médica impõem para toda sociedade, a observância de tratamento compatível com a dignidade da Medicina.

Recebe o ofensor Henrique Prata, o mais veemente repúdio, posto que, os Médicos deste Estado querem demonstrar à comunidade Tocantinense que não estão dispostos a tolerar qualquer mácula às suas prerrogativas profissionais e manterão postura profissional altiva,  agindo sempre no estrito cumprimento dos deveres da Ética e da Moral.

Palmas, 09 de julho de 2020

Jorge Pereira Guardiola